Selo Unale
Projeto Poder da Cidadania fará oficinas de pintura em tela

06/06/2016

Mais de 40 alunos do primeiro ano da Escola Estadual Castro Alves, no bairro de Nova Descoberta - Natal, participam, nesta terça-feira (07), da segunda fase do Projeto Poder da Cidadania, promovido pela Escola da Assembleia. A programação da manhã, das 9h30 às 11h30, será voltada para as artes plásticas, com oficina de pintura em tela.

“O Projeto Poder da Cidadania é voltado para alunos da rede pública de ensino e trabalha a busca da identidade e autoestima enquanto cidadãos. Participa do projeto uma equipe interdisciplinar, composta por filósofo, engenheiro, psicóloga, arte terapeuta, pedagoga, músico e artista plástico”, explica a psicóloga Bárbara Rocha.

“Esse projeto é uma parceria da Assembleia Legislativa com escolas públicas e é voltado para a educação cidadã de adolescentes. Nos primeiros encontros trabalhamos a questão da motivação, autoestima, da consciência, com palestras, dinâmicas corporais e música. Agora, vamos desenvolver a ideia de superação e sucesso, por meio da arte da pintura e do testemunho pessoal do próprio artista, que é um verdadeiro exemplo”, destacou a professora Cristina Assunção.

O artista que vai conduzir a oficina de pintura é Pedro Pereira da Silva. Natural de Passa e Fica, ele iniciou seus primeiros estudos de pintura em 1980. Participou de diversos cursos e oficinas de arte contemporânea e realizou várias exposições dentro e fora do Brasil, como Portugal e Espanha.

No auge de sua carreira um acidente vascular cerebral interrompeu os trabalhos. Foram três meses em coma. O artista despertou no dia que um grande amigo, Geraldo Carvalho, foi visitá-lo e cantou para ele. “A música me acordou de um sono profundo”, conta.

Como consequência do AVC, Pedro Pereira ficou dependente de cadeira de rodas, mas seu amor pela arte e desejo de superação o impulsionaram e seguir adiante fazendo aquilo que mais gostava: pintar. Hoje, reconhecido como um dos grandes nomes da pintura potiguar, Pedro Pereira não vai apenas demonstrar técnicas de pintura aos jovens estudantes, mas vai, também, por meio de seu testemunho, incentivá-los a sempre encararem com força e fé os desafios que a vida apresenta, seguindo em frente.

“A história dele é muito marcante e tem tudo a ver com esse trabalho de estímulo à cidadania, resgate da autoestima e superação que queremos passar aos jovens do projeto. Por isso nossa oficina de pintura será muito mais que uma aula de técnicas”, adianta a professora Cristina.

Além da Escola Castro Alves (amanhã -06), as oficinas de pintura serão realizadas, também, na quarta-feira (08), nas Escolas Prof. Francisco Barbosa e Prof. Clóris Trigueiro, em São José de Mipibu.

 

SERVIÇO:

PROJETO PODER DA CIDADANIA – OFICINAS DE PINTURA

Escola Estadual Castro Alves – Nova Descoberta – Natal

Terça-Feira (07), às 9h30

Escola Estadual Prof. Francisco Barbosa

Quarta-feira (08), às 9h30

Escola Estadual Prof. Clóris Trigueiro

Quarta-feira (08), às 13h30

 

Acesso Rápido