Estudantes da Escola Castro Alves participam de oficina de pintura

07/06/2016

A chegada do artista plástico Pedro Pereira da Silva à Escola Estadual Castro Alves, na manhã desta terça-feira (07), foi uma pequena mostra do que foi ensinado e apresentado aos estudantes daquela instituição de ensino. Sem acessibilidade, chegar à sala onde ministraria a primeira oficina de pintura em tela, do Projeto Poder da Cidadania, era mais um desafio a vencer para esse cadeirante. Mas a força e a ajuda dos alunos transformaram o obstáculo em solidariedade.

“Foi muito bacana ver o artista, que é nosso convidado palestrante, receber dos próprios alunos a ajuda para transpor a dificuldade de subir as escadas. A escola realmente não foi adaptada para acessibilidade de cadeirantes, mas essa inciativa dos estudantes já mostra que estamos no caminho certo quando provocamos o debate e a reflexão sobre superação, autoestima e cidadania”, comentou a professora Cristina Assunção, da coordenação do Projeto Poder da Cidadania da Escola da Assembleia.

Em sala, quase 40 alunos do primeiro ano assistiram a palestra sobre autoestima e motivação, num resgate da primeira etapa do Projeto, com o escritor Plínio Sanderson.  Em seguida, eles puderam conhecer um pouco mais sobre a história de vida do artista Pedro Pereira, como exemplo de superação e sucesso. Pedro foi vitima de AVC, passou três meses em coma e sobreviveu com sequelas. Hoje continua pintando e encantando com sua arte.

“O trabalho tem como foco a reflexão e o incentivo à superação. Desde os primeiros encontros temos desenvolvido atividades no sentido de estimular a autoestima e cidadania”, explicou a psicóloga Bárbara Rocha, da coordenação do projeto.

As oficinas de pintura e palestras do Projeto Poder da Cidadania continuam nesta quarta-feira (08), nas Escolas Prof. Francisco Barbosa e Prof. Clóris Trigueiro, em São José de Mipibu.

SERVIÇO:

PROJETO PODER DA CIDADANIA – OFICINAS DE PINTURA