Selo Unale
Exemplo de superação chega aos estudantes de São José De Mipibu

09/06/2016

Um AVC frontal – no dia do sepultamento de sua mãe – há 14 anos o deixou três meses em coma, numa cadeira de rodas, desde então, além de várias internações, limitações e sequelas que ficarão para sempre. Nenhuma dessas adversidades foi capaz de impedir o artista plástico potiguar, Pedro Pereira, 53 anos, de continuar a viver e a fazer o que mais ama, de maneira ainda mais intensa: pintar suas obras de arte e compartilhar sorrisos. Esse exemplo vivo de superação foi levado pelo projeto Poder da Cidadania, promovido pela Escola da Assembleia, aos estudantes da rede municipal de ensino de São José de Mipibu, durante a última quarta (8).

            Semblantes atentos e compenetrados, olhos marejados e expressões boquiabertas e emocionadas coloriram o belo e tocante cenário das plateias, formadas por alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Prof. Francisco Barbosa (pela manhã) e dos 8º e 9º anos do ensino fundamental da Escola Clóris Trigueiro (à tarde), durante o testemunho de Pedro Pereira, na oficina de pintura propiciada por ele aos estudantes daquele município.

            “Foi uma experiência inesquecível, que jamais apagarei da minha memória. Um exemplo de vida impressionante de superação. Ele (referindo-se ao pintor) nos mostrou que nunca devemos desistir. Agora sei através do exemplo dele, que o que eu quero, o que eu sonho, eu posso, eu consigo!”, afirmou (emocionada) Laryssa Joana da Costa, 16 anos, aluna do 2º médio da Escola Prof. Francisco Barbosa.

            Mesmo com a limitação na fala imposta pelo acidente vascular cerebral, Pedro esbanjou contagiante bom humor – distribuiu inúmeros sorrisos –, e notória firmeza no testemunho motivador dirigido aos presentes. “A arte tem o poder de tocar até os corações insensíveis. Ela (a arte) pode e deve ser usada para o bem, como elemento transformador de gerações. Que vocês (dirigindo-se aos estudantes) possam se transformar para melhor usando a arte, e jamais troquem seus sonhos por tormentas, nunca façam isso, pois a vida é linda, é bela”, declarou.

            Testemunha ocular da superação do artista e fiel companheira, Alda Pereira, casada com Pedro há 19 anos, revela que depois do AVC, o marido, após sair do coma e voltar às atividades de pintura, tornou-se ainda melhor como ser humano e como artista. “Ele ficou mais humano, mais detalhista, mais refinado nos seus traços. Em momento algum se escondeu por trás das dificuldades. Foi à luta e enxergou nos problemas inúmeras possibilidades, passando a pesquisar e a estudar ainda mais. Isso fez com que obra dele se valorizasse”, declarou. “Esse projeto da Escola da Assembleia é maravilhoso, pelo fato de podermos levar para esses jovens a arte e o exemplo de superação de Pedro, como forma de despertar, através das oficinas e do depoimento dele, a autoestima e a força que existe em cada um. As dificuldades de nossas vidas não são determinantes para qualquer tipo de acomodação”, completou Alda.

            As obras produzidas por Pedro Pereira nas oficinas de pintura oferecidas nesta segunda etapa do Projeto Poder da Cidadania, nas escolas Castro Alves (Natal), Prof. Francisco Barbosa e Clóris Trigueiro (ambas em São José do Mipibu), serão doadas pela Escola da Assembleia para essas instituições de ensino.

 

 

 

            

Acesso Rápido