Selo Unale
Curso de Cerimonial atualiza servidores sobre normas oficiais

16/06/2016

A Escola da Assembleia está realizando hoje e amanhã (16 e 17) um curso de atualização em cerimonial e protocolo. O treinamento apresenta mudanças nas normas para solenidades oficiais no País e é ministrado pelo diplomata César de Oliveira Lima Barrio.

“A importância do cerimonial é crucial para qualquer organismo de governo, essencial nas relações públicas e, no caso do Poder Legislativo não é diferente, tem que refletir a legitimidade do poder e o respeito”, afirmou Barrio - membro do Ministério das Relações Exteriores e professor do Instituto Rio Branco.

O curso é uma oportunidade para atualização e reciclagem sobre os principais aspectos da função. O programa aborda temas como Espaços e logística, trajes, gestual, discursos, precedência de autoridades, entre outros.

Durante a abertura do evento, o Secretário Geral do Legislativo do RN, Augusto Carlos Viveiros, afirmou que este curso vem ao encontro do novo momento de modernização vivido pela Casa: “A administração pública está se adequando e buscando novos parâmetros da governança corporativa, primando por valores como a meritocracia e o equilíbrio”, afirmou.

Além da equipe do Cerimonial, participam também servidores de setores que mais lidam com o público, como a Escola do Legislativo, Presidência, Secretaria Administrativa e Assembleia Cidadã.

 “Com novos conhecimentos estamos nos qualificando para prestar um melhor serviço”, afirmou o servidor José Torquato. “Nós trabalhamos seguindo o decreto presidencial de 1970 e precisamos estar sempre atentos às atualizações ocorridas pós decreto, nos mantendo antenados com as mudanças”, afirmou a coordenadora do Cerimonial do Legislativo do RN, Gevaneide Pereira.

O curso prevê aula expositiva e atividade prática. Na manhã de hoje foi traçado um histórico sobre os eventos sediados no Palácio do Itamaraty, abordando os cortejos, espaços logísticos, recepção aos visitantes e questões como segurança, apoio médico, credenciamento e acesso, estes últimos considerados procedimentos mais complicados por quem atua na área.

Amanhã, César Barrio vai acompanhar seus alunos e avaliar a atuação da equipe cerimonialista durante um evento da Assembleia. 

Acesso Rápido