Escola da Assembleia é palco para oficinas do Programa Interlegis

09/08/2016

Quatorze Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte estão sendo beneficiadas com o treinamento oferecido pelo Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, para modernizar seus processos internos, numa parceria com a Assembleia Legislativa, via Escola da Assembleia.

Cerca de 30 servidores de 14 Câmaras estão inscritos nas oficinas “Interlegis de SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo)” e “Portal Modelo – Sistema de Gerenciamento de Conteúdos na Internet”, que acontecem na Escola da Assembleia até o a próxima quinta (11), das 9h às 18h. Estão participando dos treinamentos, servidores das Câmaras de Barcelona, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Equador, Florânia, Januário Cicco, Jucurutu, Lagoa Nova, Passa e Fica, São Bento do Trairi, São Vicente, Serra Caiada, Tenente Ananias, Venha Ver, como também colaboradores da Assembleia Legislativa.

O Portal Modelo é o sistema de gerenciamento de conteúdos na internet desenvolvido pelos técnicos do Programa Interlegis. A ideia é capacitar os servidores, nas oficinas, para operar não apenas essa ferramenta, como também o SAPL, instrumento que possibilita acessar e manipular todo o processo legislativo, desde a inserção de dados de um projeto, passando pela composição da Mesa Diretora ou das comissões, até as sessões plenárias. Sistema este que atende as exigências das leis de Transparência e Acesso à Informação.

"Promover ações em conjunto com os legislativos municipais são atividades previstas no planejamento estratégico da Assembleia Legislativa. A capacitação dos servidores da nossa Casa Legislativa e das Câmaras Municipais contribui de forma significativa para a qualidade do serviço prestado aos munícipes", enfatiza o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza.

Na próxima sexta (12), haverá o encerramento do evento com o Encontro Regional Interlegis, no auditório Cortez Pereira, na sede da AL/RN, a partir das 9h. O evento contará com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa do RN, do senador Garibaldi Filho e do diretor executivo do Instituto Legislativo Brasileiro Antônio, Helder Medeiros Rebouças. Neste dia serão proferidas duas palestras: “O Interlegis e a modernização legislativa” e “O papel do legislativo no estado democrático de direito – desafios atuais”.