Projeto Convite à Cultura tem encenação teatral e homenageia Jesiel Figueiredo

21/09/2016

O mês do teatro foi devidamente comemorado na manhã desta quarta (21), na Escola da Assembleia, durante a programação da 3ª edição do Projeto Convite à Cultura. Para uma plateia de atentos espectadores, a primeira turma de novos “atores” formada por alunos do curso piloto de Teatro, numa parceria com a Câmara Municipal de São José de Mipibu, encenou o texto “Deus e sol, sol e farinha”, impressionando positivamente aos presentes.

De autoria do cordelista mossoroense, Antônio Francisco – membro da Academia Brasileira de Cordel, ocupante da cadeira que pertenceu ao grande poeta popular Patativa do Assaré –, o texto encenado retrata a saga do povo nordestino à busca de uma vida digna e menos sofrida. Ao término da apresentação, o elenco de intérpretes foi bastante aplaudido, além de receber inúmeros elogios da plateia composta por servidores, convidados e alunos da Escola Prof. Francisco Barbosa, de São José de Mipibu, que se deslocaram daquele município para prestigiar o elenco de conterrâneos.

“Escolhemos esse texto, pois apesar de ter sido escrito há alguns anos, continua sendo atualíssimo e retrata a sofrida vida do povo nordestino. Os alunos estão de parabéns pela interpretação e também pela segurança demonstrada já nessa estreia. Só tenho elogios à Escola da Assembleia por esta necessária e bela iniciativa, ao oferecer cursos ligados à arte, como os de teatro e de música que estão acontecendo”, exaltou o ator e diretor de teatro, Wilson Palá, responsável por ministrar esse primeiro curso.

Além da encenação de “Deus e sol, sol e farinha”, as vida e obra do ator, diretor e produtor teatral, Jesiel Figueiredo (já falecido) – um dos maiores nomes da história do teatro potiguar –, foram homenageadas com a exibição do documentário “Jesiel Figueiredo - Natalense Ilustre”. O vídeo apresenta depoimentos de familiares, atores e diretores das artes cênicas do RN, sobre o ser humano, o ator e o produtor cultural que dedicou uma vida inteira de trabalho e de amor ao teatro.