01/12/2014
O Instituto do Legislativo Potiguar- ILP, a escola da Assembleia Legislativa, dará início a uma nova modalidade educacional em 2015 - o Ensino a Distância. Com a implantação do projeto Assembleia Interativa, feita no último dia 24, pelo deputado Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa, fica o ILP responsável pela elaboração e execução das ações que irão promover a integração do Legislativo estadual com câmaras municipais através de cursos de capacitação dos servidores pelo sistema de videoconferência.
No discurso de apresentação, o deputado Ricardo Motta salientou que, sob a gestão do ILP e com uma variedade de plataformas, a Assembleia pretende ampliar os canais de acesso, compartilhamento e interação com os cidadãos, que passarão a interagir nas audiências públicas e também nos trabalhos legislativos, em tempo real, garantindo assim a transparência com que o processo legislativo deve ser mostrado à sociedade.
Para a efetivação da proposta de interiorização e a ampliação das atividades de capacitação dos servidores pelo ILP, o presidente enfatizou que serão firmados convênios com as câmaras municipais, ficando assegurada a integração institucional por meio de cooperação para a expansão das atividades educacionais conjuntas de capacitação, de atualização de conhecimentos e de treinamento de agentes públicos.
A implantação do projeto Assembleia Interativa foi marcada pela realização de uma videoconferência, sob o tema Lei da Responsabilidade Fiscal, desenvolvido pelo professor Luciano Ramos, procurador geral de Contas, transmitido da sede do Tribunal de Contas do Estado para alunos das turmas do curso de pós-graduação em Gestão Pública, do ILP, instalados nas salas de aula, e participantes da solenidade de lançamento, baseados no salão de eventos da Assembleia.
Na oportunidade, o professor Mizael Barreto, diretor geral do ILP, salientou que a realização da videoconferência representou importante teste para a infraestrutura técnica e física das instalações que serão disponibilizados para a recepção, e também para os professores e alunos do curso, que puderam participar da experiência inicial da atividade.
O ILP está promovendo reuniões de planejamento da programação acadêmica para o primeiro semestre de 2015, , e a mas sua efetivação da atividade estará condicionada aos convênios a serem firmados com as câmaras municipais do Estado.